Revitalizando a Atenção Primária à Saúde: a implantação do concierge para a experiência centrada no paciente

Autores

  • Clevia da Silva Pampolha Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7877-6314
  • Abel Silva de Meneses Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), São Paulo, SP, Brasil/Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1632-2672
  • André Ramalho Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), São Paulo, SP, Brasil/Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), Porto, Portugal/Departamento Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS), Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8099-3043

DOI:

https://doi.org/10.59229/2764-9806.RTCC.e202320018

Palavras-chave:

Concierge, Atenção Primária à Saúde, Administração de Serviços de Saúde, Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde, Relações Profissional-Paciente, Satisfação do Usuário

Resumo

Objetivo: Apresentar e discutir o modelo de conciergeria implantado nos serviços de atenção primária à saúde em dois distritos administrativos da região sul da capital paulista, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Implementação de um serviço de conciergeria técnico-administrativa nos processos de trabalho de 30 unidades básicas de saúde do município de São Paulo, no período de setembro de 2022 a maio de 2023. Resultados: Os resultados apresentados nos primeiros meses de implantação relacionados às demandas de saúde da população atendida foram os de alta resolutividade, baixo tempo de resposta e crescente satisfação dos usuários. Conclusão: A implementação do projeto mostrou-se uma estratégia eficaz. Ele oferece aos usuários o apoio de uma pessoa de referência personalizada, resultando em soluções mais rápidas para suas demandas de saúde e aumentando a satisfação dos usuários. Além disso, evita a sobrecarga nos serviços de saúde e na equipe técnica, além de reduzir custos a médio/longo prazo.

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Publicado

26-04-2023

Como Citar

Pampolha, C. da S., Meneses, A. S. de, & Ramalho, A. (2023). Revitalizando a Atenção Primária à Saúde: a implantação do concierge para a experiência centrada no paciente. Revista Técnico-Científica CEJAM, 2, e202320018. https://doi.org/10.59229/2764-9806.RTCC.e202320018

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