Revitalizando a Atenção Primária à Saúde: a implantação do concierge para a experiência centrada no paciente
DOI:
https://doi.org/10.59229/2764-9806.RTCC.e202320018Palavras-chave:
Concierge, Atenção Primária à Saúde, Administração de Serviços de Saúde, Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde, Relações Profissional-Paciente, Satisfação do UsuárioResumo
Objetivo: Apresentar e discutir o modelo de conciergeria implantado nos serviços de atenção primária à saúde em dois distritos administrativos da região sul da capital paulista, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Implementação de um serviço de conciergeria técnico-administrativa nos processos de trabalho de 30 unidades básicas de saúde do município de São Paulo, no período de setembro de 2022 a maio de 2023. Resultados: Os resultados apresentados nos primeiros meses de implantação relacionados às demandas de saúde da população atendida foram os de alta resolutividade, baixo tempo de resposta e crescente satisfação dos usuários. Conclusão: A implementação do projeto mostrou-se uma estratégia eficaz. Ele oferece aos usuários o apoio de uma pessoa de referência personalizada, resultando em soluções mais rápidas para suas demandas de saúde e aumentando a satisfação dos usuários. Além disso, evita a sobrecarga nos serviços de saúde e na equipe técnica, além de reduzir custos a médio/longo prazo.
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