Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Informação Importante:
    Os trabalhos conduzidos por colaboradores dentro das unidades do CEJAM deverão ser obrigatoriamente, antes da submissão à Revista Técnico-Científica, registrados no Cadastro Institucional de Pesquisas em Andamento, conforme orientação da Diretoria Executiva da Instituição.

Diretrizes para Autores

Informações Gerais

Antes de prosseguir com a leitura das Instruções aos Autores é indispensável que os autores leiam a Política Editorial que fundamenta a conduta do(s) autor(es) que deseja(m) submeter algum conteúdo intelectual à Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC).

São aceitos Artigos nos idiomas: português, inglês ou espanhol. O texto do Artigo original deve seguir a estrutura conhecida como IMRD: Introdução, Método, Resultados e Discussão.

Pesquisas qualitativas podem ter outros formatos, admitindo-se Resultados e Discussão em uma mesma seção e Considerações Finais ou Conclusões. Outros tipos de comunicação científica podem ter as seções em formato diferente do IMRD quando for pertinente, conforme modelo disponibilizado.

Informação Importante:
Os trabalhos conduzidos por colaboradores dentro das unidades do CEJAM deverão ser obrigatoriamente, antes da submissão à Revista Técnico-Científica, registrados no Cadastro de Pesquisas Institucionais, conforme orientação da Diretoria Executiva da Instituição, sendo passível de rejeição do artigo caso esse quesito não seja atendido.

Tipos de Comunicação Científica Aceitas pela Revista

Editorial

Texto de responsabilidade do Conselho Editorial da Revista, que poderá convidar especialistas para redigi-lo.

Deverá conter no máximo de 1.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores, tabelas, figuras e referências até o limite de 5 (cinco).

Artigo Original

Conteúdo que apresenta resultados de pesquisa inédita, de natureza qualitativa, quantitativa ou abordagens mistas. Incluem estudos observacionais, estudos experimentais ou quase-experimentais, avaliação de programas, análises de custo-efetividade, análises de decisão e estudos sobre avaliação de desempenho de testes diagnósticos para triagem populacional, dentre outros resultados inéditos.

Inclui também ensaios teóricos (críticas e formulação de conhecimentos teóricos relevantes) e artigos dedicados à apresentação e discussão de aspectos metodológicos e técnicas utilizadas na pesquisa em saúde pública. Neste caso, o texto deve ser organizado em tópicos para guiar o leitor quanto aos elementos essenciais do argumento desenvolvido

Deverá conter: Introdução com objetivos ao final; Método com tipo do estudo (indicar a diretriz da Rede EQUATOR utilizada no estudo), população e amostra, local do estudo, coleta de dados com data, análise dos dados, procedimentos éticos; Resultados; Discussão, com as Limitações do estudo e Contribuição para a ciência em sub-item separado; Considerações Finais ou Conclusão.

Deverá conter no máximo 3.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores, tabelas, figuras e referências até o limite de 35 (trinca e cinco).

Artigo de Revisão

Estudos de revisão narrativa, integrativa, sistemática, de escopo (scope review), com ou sem metanálise.

Deverá conter: Introdução com objetivo ao final; Método com os demais itens pertinentes (utilizar a diretriz da Rede EQUATOR, neste caso, o PRISMA); Resultados contendo os quadros com o fluxograma das etapas da revisão e quadro sintético dos achados (nome do periódico, ano de publicação, autores, título do artigo, local de publicação, nível de evidência, principais resultados e todos devem estar referendados); Discussão, encerrando com limitações do estudo e contribuições para a ciência em sub-item separado; Considerações Finais; Referências. Em caso de Revisões Sistemáticas ou Revisões de Revisões Sistemáticas, as mesmas devem estar obrigatóriamente registradas na base PROSPERO de registros de revisões internacionais e o código da revisão deverá estar explícito na metodologia do artigo (Propero Database).

Deverá conter no máximo 5.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores, tabelas, figuras e referências até o limite de 45 (quarenta e cinco).

Artigo de Iniciação Científica

Conteúdo que apresenta resultados de pesquisa de alunos de cursos técnicos e de graduação de qualquer área das Ciências da Saúde de qualquer Instituição de Ensino, mediante desenhos de pesquisa de natureza qualitativa, quantitativa ou abordagens mistas.

Deverá conter: Introdução com objetivos ao final; Método com tipo do estudo (indicar a diretriz da Rede EQUATOR utilizada no estudo), população e amostra, local do estudo, coleta de dados com data, análise dos dados, procedimentos éticos; Resultados; Discussão, com as Limitações do estudo e Contribuição para a ciência em sub-item separado; Considerações Finais ou Conclusão.

Deverá conter no máximo 1.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores, tabelas, figuras e referências até o limite de 20 (vinte).

Artigo de Reflexão

Formulação discursiva aprofundada sobre um tema específico, um conceito ou uma teoria, ponderando e analisando diferentes pontos de vista teóricos e/ou práticos.

Deverá conter: Introdução com objetivo ao final; Método se pertinente; Desenvolvimento com ou sem subtítulos, encerrando com limitações do estudo e contribuições para a ciência em sub-item separado; Considerações Finais; Referências.

Deverá conter no máximo 2.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores, tabelas, figuras e referências até o limite de 25 (vinte e cinco).

Relato de Experiência ou Relato de Projeto Aplicado

Conteúdo que apresenta relato de caso, situação da prática profissional ou inovação aplicada à gestão ou assistência em saúde pública, coletiva ou populacional, relacionado ao ensino, assistência, pesquisa, tecnologia, participação política e/ou gestão/gerenciamento, de interesse para a atuação profissional e organizacional, discutindo estratégias de intervenção e avaliação da eficácia.

Deverá conter: Introdução, com o objetivo ao final; Método com os seguintes tópicos: tipo de estudo (utilizar a diretriz da Rede EQUATOR, neste caso, o SQUIRE), cenário do estudo, período de realização da experiência, sujeitos envolvidos na experiência e os aspectos éticos, quando envolver seres humanos; Objetivos da Experiência ou Inovação; Descrição da Experiência ou Inovação: momentos, ações e práticas desenvolvidas, decisões, tecnologias ou estratégias utilizadas; Principais resultados alcançados com as limitações da experiência ou inovação e contribuições para a prática ao final em sub item separado; Considerações Finais ou Conclusões; Referências.

Deverá conter no máximo 3.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores, tabelas, figuras e referências até o limite de 15 (quinze).

Comunicações Breves

Conteúdo em que o(s) autor(es) apresenta(m): a) resultados breves de projetos de pesquisa cuja relevância para a gestão ou assistência à saúde recomende sua imediata publicação; b) resultados obtidos por estudos envolvendo pequena complexidade metodológica e conjunto restrito de variáveis que mostrem alta relevância para a gestão ou assistência à saúde; c) análise crítica de livros (resenha de livro) relacionados a áreas de interesse da gestão ou assistência à saúde, publicados nos últimos três anos. A referência completa do livro deverá ser incluída no início do texto. No momento da submissão da resenha deverá ser anexado no sistema um arquivo com a imagem da capa do livro, em formato JPEG, em alta definição (de 150 a 300 dpi).

Com exceção da resenha de livro, a apresentação das comunicações breves deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais.

Deverá conter no máximo 1.500 palavras, excluindo títulos, resumos e descritores.

Em resumo, os artigos devem seguir a configuração de conteúdo do quadro abaixo para checklist:

TIPO DE ARTIGO

(link modelo de arquivo)

Número máximo de palavras no Título

Número máximo de palavras no Resumo

Número máximo de descritores

Número máximo de palavras no Texto*

Número máximo de tabelas + Figuras

Número máximo de Referências

Editorial

15

-

-

1.200

1

5

Artigo Original

15

200

3 a 5

3.500

5

35

Artigo de Revisão

15

200

3 a 5

5.000

5

45

Artigo de Iniciação Científica

15

200

3 a 5

1.500

4

20

Artigos de Reflexão

15

200

3 a 5

2.500

4

25

Relato de Experiência ou

Relato de Inovação Tecnológica

15

200

3 a 5

3.000

3

15

Comunicações Breves

15

200

3 a 5

1.500

3

15

*O número de palavras no texto é contabilizado EXCLUINDO títulos, resumos, descritores, tabelas, figuras e referências.

Preparo e Formatação dos Artigo para Submissão

Arquivo do Microsoft Office Word, com configuração obrigatória das páginas em papel A4 (210x297mm) e margens de 2 cm em todos os lados, fonte Verdana tamanho 10, espaçamento de 1,5 pt entre linhas, parágrafos com recuo de 1,25 cm (Modelo - Documento Principal em Word).

- Citações textuais: nas citações “ipsis literis” de referências com até 3 (três) linhas devem-se usar aspas na sequência do texto.

Nas citações de autores, ipsis litteris, com mais de três linhas, destacá-las em novo parágrafo, sem aspas, fonte Verdana tamanho 9, espaçamento simples entre as linhas, sem itálico e recuo de 3 cm da margem esquerda.

Já as citações de falas/depoimentos dos sujeitos da pesquisa devem ser apresentadas em estilo itálico em novo parágrafo, com recuo à direita, parágrafo 1,5 linha e letra 9.

- Citações de autores no texto: devem ser numeradas de forma consecutiva, na ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto e apresentadas nas referências;

Devem ser utilizados números arábicos, entre parênteses e sobrescritos, sem espaço entre o número da citação e a palavra anterior, antecedendo a pontuação da frase ou parágrafo [Exemplo: atenção à saúde(5)].

Quando se tratar de citações sequenciais, os números serão separados por um traço [Exemplo: atenção à saúde(1-5).], quando intercaladas, separados por vírgula [Exemplo: atenção à saúde(1,3,5).].

- Ilustrações: são permitidas tabelas ou figuras (quadros, gráficos, desenhos, fluxogramas e fotos) que devem estar inseridas no corpo do texto após terem sido mencionadas pela primeira vez. Devem estar com boa qualidade de imagem e numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos. A numeração sequencial é independente em cada categoria ilustrativa (tabelas e figuras). O título das ilustrações deve ser breve, inserido na parte superior e as notas, quando necessárias, estarem após a identificação da fonte.

As tabelas devem ser apresentadas conforme as Normas de Apresentação Tabular, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf.

Em caso do uso de fotos, os sujeitos não podem ser identificados sem apresentar permissão, por escrito (Termo de Autorização de Uso de Imagem), para fins de divulgação científica. As ilustrações precisam ser claras para permitir sua reprodução em 8 cm (largura da coluna do texto) ou 17 cm (largura da página), em alta definição (de 150 a 300 dpi).

Não há necessidade de inserir a fonte, quando as tabelas, quadros e figuras tiverem resultados do próprio estudo.

- Siglas: seu uso deve ser evitado e, quando utilizadas, devem ser citadas por extenso na primeira vez que aparecerem no texto. Não utilizar plural em siglas.

- Negrito e itálico: utilizar negrito para destaque e itálico para palavras estrangeiras e nomenclaturas relativas classificação científica, taxonomia ou classificação biológica, que designam os grupos ou categorias de espécies de seres vivos.

Estrutura do Artigo (Modelo - Documento Principal em Word)

Este documento deve ser enviado em arquivo word (Modelo - Documento Principal em Word) e NÃO deverá ter nenhuma identificação dos autores, pois, a identificação dos autores já constará na Declaração de Responsabilidade, Conflito de Interesse, Transferência de Direitos Autorais e Contribuição dos Autores.

- Tipo de artigo: informar o tipo de artigo no canto superior direito da página.

- Título do artigo: com até 15 palavras, no idioma do artigo. Recomenda-se que o título seja composto utilizando pelo menos 3 descritores, se possível.

- Resumo: resumo limitado a 200 palavras no mesmo idioma do artigo. Deverá estar estruturado em Objetivo, Método, Resultados e Conclusões ou Considerações Finais. Não deve conter siglas e citações de autores.

- Descritores: devem ser de três a cinco nos idiomas português e inglês, após o resumo. Cada descritor deve ser separados por ponto e vírgula, com a primeira letra maiúscula e de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS (http://decs.bvs.br) para o português, e o Medical Subject Heading – MeSH (www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh) para o inglês.

- Introdução: deverá abordar brevemente o problema estudado, justificando sua importância e as lacunas do conhecimento, com base na literatura nacional e internacional atualizada. Recomenda-se que a pergunta de investigação a ser respondida esteja claramente expressa. O Objetivo, apresentado no final da introdução, deverá estabelecer a questão principal do estudo e ser igual ao apresentado no resumo.

- Método: deverá ser apresentado em tópicos: Tipo de estudo (especificando a abordagem, desenho e diretriz da Rede EQUATOR); Local do estudo (descrever cenário, se pertinente); Participantes do estudo (população e amostra), com definição dos critérios de seleção (inclusão e exclusão); Coleta de dados – instrumento(s) e procedimentos de coleta (período de coleta e descrição das etapas); Procedimentos de análise e tratamento dos dados quantitativos e/ou qualitativos (métodos estatísticos eventualmente utilizados deverão estar explicitamente descritos e referenciados); Aspectos éticos (breve descrição dos aspectos éticos e incluir número do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) da Plataforma Brasil*).

*Não há necessidade de fazer citação ou incluir nas referências as Resoluções 466/2012 ou 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, que trata das diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. No entanto, deve-se mencionar o seu cumprimento no método e informar o CAAE.

- Resultados: deverão apresentar e descrever somente os dados encontrados, sem interpretações ou comentários. Poderão ter subtítulos, ser acompanhados por tabelas, quadros e figuras (ver o item sobre formatação do artigo), destacando o que é mais importante, sem repetição de dados. Em caso de depoimentos (frases ou parágrafos ditos pelos participantes da pesquisa qualitativa), utilizar itálico e apresentá-los em novo parágrafo, com recuo à direita, parágrafo 1,5 linha e letra 9. A identificação dos participantes de pesquisa deve ser codificada e estar entre parênteses, sem itálico, de forma a preservar a identidade dos mesmos.

- Discussão: deverá ser restrita aos resultados apresentados, enfatizando aspectos novos e relevantes observados no estudo e discutindo as concordâncias e as divergências com a literatura nacional e internacional.

- Limitações do Estudo: devem ser apresentadas de maneira sucinta em tópico específico. Recomenda-se que os autores informem os possíveis vieses relacionados ao estudo e quais as medidas de prevenção da ocorrência desses vieses foram tomadas pelos pesquisadores na ocasião do estudo.

- Contribuições para a Ciência: devem ser apresentadas após as limitações do estudo, em um novo tópico, também de forma sucinta.

- Conclusão ou Considerações Finais: deverão ser claras e objetivas, respondendo diretamente aos objetivos e/ou hipóteses do estudo, com base nos resultados e na discussão. Não deverão conter referências.

- Referências: utilizando modelo Vancouver. Veja abaixo mais instruções abaixo.

As regras de referência utilizadas pela Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) são no estilo Vancouver, tendo por base as normas adotadas pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE) publicadas no <https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html>

Os nomes dos periódicos devem ser abreviados de acordo com: List of Journals Indexed for MEDLINE (https://www.nlm.nih.gov/bsd/journals/online.html). Para os periódicos que não se encontram nesse site, poderão ser utilizadas as abreviaturas do Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), do IBICT, disponível em: http://ccn.ibict.br/busca.jsf e o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da BVS, disponível em: http://portal.revistas.bvs.br.

Exemplos mais comuns de referências:

Artigos com o identificador DOI

Lavorato Neto G, Rodrigues L, Silva DARD, Turato ER, Campos CJG. Spirituality review on mental health and psychiatric nursing. Rev Bras Enferm. 2018;71(suppl 5):2323-33. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167- 2016-0429.

Artigos Eletrônicos

Polgreen PM, Diekema DJ, Vandeberg J, Wiblin RT, Chen YY, David S, et al. Risk factors for groin wound infection after femoral artery catheterization: a case-control study. Infect Control Hosp Epidemiol [Internet]. 2006 [cited 2018 Jan 5];27(1):34-7. Available from: http://www.journals.uchicago.edu/ICHE/journal/issues/v27n1/2004069/2004069.web.pdf

Livro

Jenkins PF. Making sense of the chest x-ray: a hands-on guide. New York: Oxford University Press; 2005. 194 p.

Livro na Internet

Higgins JP, Green S, editors. Cochrane handbook for systematic reviews of interventions [Internet].Version 4.2.6.Chichester (UK): John Wiley & Sons, Ltd.; 2006 [cited 2018 Oct 15]. 257 p. Available from: http://www.cochrane.org/resources/handbook/handbook.pdf

Preprint

Lavorato Neto G, Rodrigues L, Silva DARD, Turato ER, Campos CJG. Spirituality review on mental health and psychiatric nursing. Medrxiv. 2018. Preprint(v.2) [cited 2019 Oct 12]. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0429.

Vídeos

No Youtube: Viseu Now. Entrevista Marco Machado, enfermeiro em Londres [Internet]. Viseu Now; 2020 Mar 24. [cited 2020 Apr 12]. Video: 7 min 18 seg. Available from: https://youtu.be/bJ9fDzVWOz4

No figshare: Plessis-Faurie, Alida S. A Mother and Preterm Infant in a South African Informal Settlement [Internet]. Visualise Your Thesis. Presentation; 2019 [cited 2020 Nov 13]. Video: 1 min 13 seg. Available from: https://figshare.com/articles/presentation/A_Mother_and_Preterm_Infant_in_a_South_African_Informal_Settlement/9992606 doi: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.9992606.v1.

Revisão Técnica de Língua e Tradução do Resumo

Quando o artigo for aceito, o autor correspondente receberá um e-mail do escritório editorial com instruções sobre a revisão técnica da língua portuguesa e tradução do resumo para o inglês. As revisões e traduções podem ser realizadas com um dos revisores/tradutores indicados.

Revisão técnica de língua portuguesa:

Academic Editing for Nurses - academiceditingfornurses@gmail.com

APTRA Tradução e Assessoria – aptratraduz@gmail.com

Bureau Editors - bureaueditors@gmail.com

CR Silva/TribalX - larissacortinamartins@gmail.com

Jefferson José Neto Júnior - jeffersonjnetto@gmail.com (https://br.linkedin.com/in/jeffjunior)

J&R Serviços Textuais - jer.servicostextuais@gmail.com

LSB Traduções - lsbtraducoes@gmail.com

Luisa Caliri - Prioridade Consultoria - luisa@prioridade.net

Tauana Boemer - revisaotrabalhos@gmail.com

Tradução do resumo para inglês:

Academic Editing for Nurses - academiceditingfornurses@gmail.com

American Journal Experts - www.journalexperts.com

Anai Adario Hungaro - hungaroanai@hotmail.com

APTRA Tradução e Assessoria – aptratraduz@gmail.com

BioMed Proofreading - http://www.biomedproofreading.com.br/

Bureau Editors - bureaueditors@gmail.com

CR Silva/TribalX - larissacortinamartins@gmail.com

James Allen - jamesallen20@gmail.com

Jefferson José Neto Júnior - jeffersonjnetto@gmail.com (https://br.linkedin.com/in/jeffjunior)

J&R Serviços Textuais - jer.servicostextuais@gmail.com

Luisa Caliri - Prioridade Consultoria - luisa@prioridade.net

Rogério Yokoyama Scalice - rogerioing@yahoo.com.br

LSB Traduções - lsbtraducoes@gmail.com

OBS: A tradução e revisão são responsabilidades dos autores, sem ônus para a revista.
Os trabalhos que não seguirem estas diretrizes serão rejeitados.

Atenção:
São passíveis de rejeição caso não contemple as orientações:
Os artigos publicados pelos colaboradores do CEJAM, cuja pesquisa foi realizada em uma ou mais unidades gerenciadas pela organização, deverão ser previamente cadastradas na Área de Pesquisa e Inovação Aplicada, conforme orientação em Oficio Circular da Diretoria Executiva 371/2024.
Todos os trabalhos, realizados no CEJAM ou fora dele, que envolverem seres humanos ou o uso de dados secundários anonimizados deverão ser analisados por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) antes da submissão e deverá ser citado no corpo do artigo, mesmo que tenha sido dispensada a análise pelo CEP atribuído.

Artigo Original

Conteúdo que apresenta resultados de pesquisa inédita, de natureza qualitativa, quantitativa ou abordagens mistas. Incluem estudos observacionais, estudos experimentais ou quase-experimentais, avaliação de programas, análises de custo-efetividade, análises de decisão e estudos sobre avaliação de desempenho de testes diagnósticos para triagem populacional, dentre outros resultados inéditos.

Artigo de Revisão

Estudos de revisão narrativa, integrativa, sistemática, de escopo (scope review), com ou sem metanálise.

Artigo de Iniciação Científica

Conteúdo no qual o(s) autor(es), alunos de curso técnico e graduação apresenta(m) conteúdo cinetífico.

Artigo de Reflexão

Formulação discursiva aprofundada sobre um tema específico, um conceito ou uma teoria, ponderando e analisando diferentes pontos de vista teóricos e/ou práticos.

Relato de Experiência ou Relato de Inovação Tecnológica

Conteúdo que apresenta relato de caso, situação da prática profissional ou inovação tecnológica, relacionado ao ensino, assistência, pesquisa, participação política e/ou gestão/gerenciamento, de interesse para a atuação profissional, discutindo estratégias de intervenção e avaliação da eficácia.

Comunicações Breves

Conteúdo em que o(s) autor(es) apresenta(m) resultados breves de projetos de pesquisa cuja relevância para a gestão ou assistência à saúde recomende sua imediata publicação ou análise crítica de livros (resenha de livro) relacionados a áreas de interesse da gestão ou assistência à saúde.

Carta ao Editor

Esclarecimentos, pontos de discussão, ou outras observações sobre o conteúdo científico apresentado na revista, bem como cartas com comentários sobre temas específicos em saúde que contribuam para o desenvolvimento da ciência.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.