Política Editorial

Foco e Escopo

A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) é um periódico de acesso aberto (open access), livre e gratuito, revisado por pares editado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM). Publica conteúdo intelectual sobre gestão e assistência à saúde, submetidos por alunos, profissionais e cientistas da área da saúde ou a ela vinculados (Instruções aos Autores).

A revista aceita conteúdos originais escritos em português, inglês ou espanhol e que não tenham sido previamente publicados ou apresentados em outras revistas.

Autoria e Colaboração

A autoria dos conteúdos intelectuais submetidos à Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) deve ser baseada nos quatro (4) critérios de autoria recomendados pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors) ICMJE:

  • Contribuições substanciais para a concepção ou desenho da obra; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho; e

  • Redigir o trabalho ou revisá-lo criticamente para conteúdo intelectual importante; e

  • Aprovação final da versão a ser publicada; e

  • Acordo em ser responsável por todos os aspectos do trabalho para garantir que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam investigadas e resolvidas adequadamente.

A correta identificação e sequência da lista de autoria é responsabilidade coletiva dos autores, que deverão informar na coasião do preencimento da Declaração de Responsabilidade, Conflito de Interesse, Transferência de Direitos Autorais e Contribuição dos Autores.

A responsabilidade pela comunicação com a equipe editorial da revista é do autor correspondente, cujo contato for declarado na ocasião da submissão do conteúdo intelectual que deseja publicar. A este cabe a responsabilidade de atender todas as solicitações da equipe editorial da revista.

A identificação digital do(s) autor(es) de conteúdos publicados na Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) é atribuída pela aposição do número de ORCID (Open Researcher and Contributor ID) junto ao nome do(s) autor(es).

Para publicar na Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) é obrigatório informar o ORCID de todos os autores. O registro no ORCID é gratuito e gera um ID de 16 dígitos, separado por hífen em quatro quaternos, precedido de https://orcid.org/ para que se torne uma URL válida, como por exemplo o ORCID a seguir: https://orcid.org/0000-0003-1632-2672. Os passos para registro no ORCID estão disponíveis em um vídeo tutorial demonstrando as etapas do cadastro e a usabilidade da plataforma.

Uso de Inteligência Artificial

A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC), considera a transparência e a ética no emprego da Inteligência Artificial (IA) na ciência. Assim, em sincronia com a comunidade científica internacional e com as discussões do COPE sobre IA, a RTCC adota as seguintes regras básicas para o uso de IA em trabalhos submetidos para publicação:

  • Nenhum sistema de inteligência não humano será aceito na autoria de trabalhos de pesquisa, haja vista que o conceito de autoria envolve a assunção de responsabilidade ética e cívil, dentre outras responsabilidades sociais fundamentais do ser humano;

  • Caso sistemas de IA sejam empregados na pesquisa, o autor deve documentar o uso no método da pesquisa, tal qual tradicionalmente se faz com o uso das demais tecnologias na pesquisa, visto que uma das características do método é permitir a replicabilidade do estudo por outros cientistas e;

  • Considerando o conceito de autoria já declarado, os autores são responsáveis integralmente pela realização da curadoria de conteúdos provenientes de IA, assumindo a responsabilidade pelo conteúdo e garantindo aos leitores a veracidade das evidências comunicadas em seus relatórios de pesquisa.

Conflito de Interesses

A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) adota a definição conflito de interesses do Código de Ética e Conduta do CEJAM e, considerando o escopo da revista, suplementa-se pela definição do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors) ICMJE.

A confiança pública no processo científico e a credibilidade dos conteúdos publicados dependem em parte da transparência com que as relações e atividades de um autor, direta ou topicamente relacionadas a um trabalho, são tratadas durante o planejamento, implementação, redação, revisão por pares, edição e publicação.

A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) exige que todos os autores de conteúdos submetidos a ela declarem quaisquer fontes potenciais de conflitos de interesse na Declaração de Responsabilidade, Conflito de Interesse, Transferência de Direitos Autorais e Contribuição dos Autores. A existência de conflito de interesses não impede a publicação. Ainda que não tiverem conflito de interesses, os autores devem informar essa negativa no mesmo instrumento. É responsabilidade do autor correspondente revisar o cumprimento da política editorial da revista com todos os autores.

Da mesma forma, revisores e editores devem informar quaisquer relações ou atividades que possam enviesar ou serem vistos como enviesando sua opinião sobre conteúdos submetidos à revista, e declinar do convite em caso de conflito de interesse significativo. Editores não participam de decisão editorial se tiverem relações ou atividades que possam gerar conflitos relativos ao trabalho em questão. Tais submissões são designadas a outros editores, inclusive editores convidados, quando necessário.

Ética e Integridade na Pesquisa

A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) corrobora com as recomendações de integridade e padrões éticos na condução e produção de conteúdo intelectual no relatório de pesquisas definidos pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors) ICMJE.

A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) respeita o Código de Conduta e Diretrizes de Boas Práticas para Editores de Periódicos (Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors) do COPE (Committee on Publication Ethics).

A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) apoia as políticas para registro de pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors) ICMJE, especialmente no que tange a:

Quanto às boas práticas para publicação de conteúdo intelectual de pesquisas envolvendo seres humanos, a Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) considera condição sine qua non a apresentação de parecer consubstanciado contendo aprovação de Comitê de Ética em Pesquisas (CEP) reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS). A propósito, o CEJAM conta com comitê de ética próprio, CEP-CEJAM, acreditado pela CONEP-CNS.

Pesquisas envolvendo seres humanos devem ser conduzidas e relatadas em acordo com a Declaração de Helsinque de 2013. Além de atender à Resolução CNS nº 466/12, ou a Resolução CNS nº 510/16, conforme apropriado.

Práticas que ferem a integridade de conteúdos científicos como plágio, fabricação de dados, publicação redundante e conflitos de interesse não divulgados serão levadas para avaliação do Conselho Editorial que conduzirá a análise segundo os fluxogramas do COPE (Committee on Publication Ethics). A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) não hesitará em publicar erratas, retificações, retratações e desculpas quando necessário.

A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) reitera que conceitos, ideias ou opiniões emitidos nos conteúdos submetidos à revista, bem como a procedência e a exatidão das informações e citações neles contidas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Política de Qualidade no Processo de Pesquisa

A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) somente considera submissões de conteúdo intelectual cujo resultado possa ser passível de reprodução por outros pesquisadores interessado em reproduzir os resultados, ou seja, conteúdos que atendem aos padrões de transparência e qualidade estabelecidos pelas diretrizes para produção de pesquisa em saúde da Rede EQUATOR (Enhancing the Quality and Transparency of Health Research Network).

Desta feita, o(s) autor(es) deve(m) indicar no método em desenho do estudo qual diretriz da Rede EQUATOR foi utilizada para nortear a pesquisa.

O quadro abaixo apresenta as principais diretrizes de qualidade na pesquisa disponíveis na Biblioteca de diretrizes EQUATOR:

TIPO DE ESTUDO

DIRETRIZ EQUATOR

Ensaio clínico randomizado

CONSORT (Fluxograma) Checklist (Port) (Engl)

Revisões de Escopo

PRISMA-SCR (FluxogramaChecklist (Port) (Engl)

Manual para Síntese de Evidência JBI

Revisões sistemáticas e metanálises

PRISMA (FluxogramaChecklist (Port) (Engl)

Manual para Síntese de Evidência JBI

Revisões sistemáticas e metanálise de estudos pré-clínicos

MOOSE Checklist (Port) (Engl)

Estudos de acurácia diagnóstica

STARD (FluxogramaChecklist (Port) (Engl)

Estudos observacionais em epidemiologia

STROBE Checklist (Port) (Engl)

Estudos qualitativos

COREQ Checklist (Port) (Engl) ou

SRQR Checklist (Port) (Engl)

Relatos de Caso

CARE (FluxogramaChecklist (Port) (Engl)

Relatos de experiência

SQUIRE Checklist (Port) (Engl)

Demais estudos sobre cuidados em saúde

Outros tipos de estudo segundo a área clínica

Biblioteca de diretrizes EQUATOR

Processo de Avaliação por Pares

Os conteúdos intelectuais submetidos Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) e encaminhados de acordo com as normas de publicação serão enviados à pré-análise para aprovação ou recusa. Uma vez aprovados na pré-análise, e em conformidade com as normas, os conteúdos serão enviados ao Editor Associado, para a seleção de consultores.

Após a avaliação dos consultores, o Editor Associado realizará a recomendação para o Editor Científico / Editor Chefe, que decidirá pela: 1) solicitação aos autores para revisões menores do conteúdo, 2) solicitação aos autores para revisões maiores do seu conteúdo, 3) aceitação do conteúdo intelectual ou, 4) recusa do conteúdo intelectual, com base nas avaliações realizadas pelos consultores e pelos Editores Associados envolvidos na revisão.

A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) adota a avaliação por pares (peer review) duplo-cega (double-blind review) que é constituída por dois ou mais árbitros designados para realizar a revisão do conteúdo intelectual a ela submetido. Os pareceres emitidos pelos avaliadores podem considerar o conteúdo intelectual aceito, rejeitado ou que requer revisões, seja de forma ou de conteúdo. Avaliadores ad hoc podem ser designados pelos editores para realizar arbitragem de conteúdos em função de notório conhecimento nos temas e/ou métodos do conteúdo intelectual submetido.

A revista se compromete a manter um corpo editorial diversificado, representando diferentes correntes de pensamento, origens culturais e experiências profissionais. Realiza constantes treinamentos para editores e revisores sobre viés inconsciente, com o objetivo de promover uma avaliação mais equilibrada e justa dos manuscritos. Ainda, os editores chefe, científico e associados analisam sistematica e periodicamente todos os artigos publicados, buscando identificar e corrigir eventuais tendências de polarização.

Política de Acesso Aberto

A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) entende que a democratização do conhecimento transforma a vida das pessoas e, portanto, adota a Cultura de Acesso Aberto (open access), permitindo a qualquer pessoa ler, fazer download, copiar e disseminar seu conteúdo de modo gratuito para propósitos educacionais, técnicos e científicos, desde que citada a fonte.

Periodicidade

A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) é um periódico de fluxo contínuo (rolling pass). Esta é uma inovação dos periódicos online para disponibilizar com rapidez seu conteúdo, sem a necessidade de esperar a finalização de fascículo para dar acesso ao público.

Licença

Os conteúdos publicados estão sob licença da Creative Commons (CC-BY) Atribuição 4.0 Internacional.

Taxa de Publicação

A Revista Técnico-Científica CEJAM (RTCC) não cobra taxa de publicação.