Linha de Cuidado Integral sobre a Saúde Materno Infantil
DOI:
https://doi.org/10.59229/2764-9806.RTCC.e202320015Palavras-chave:
Atenção à Saúde, Regionalização da Saúde, Atenção Primária à Saúde, Assistência Integral à Saúde, Saúde Materno-InfantilResumo
Objetivo: Apresentar uma proposta de linha de cuidado materno infantil na rede de atenção à saúde nos distritos do Jardim Ângela e Capão Redondo, localizados na região sul da cidade de São Paulo. Método: Estudo metodológico desenvolvido no período entre outubro de 2021 e junho de 2022, tendo por objeto de estudo o cuidado sobre saúde materno infantil, elaborado em cinco etapas: processo de regionalização dos serviços de saúde; levantamento das oportunidades de melhoria no processo de cuidado do binômio materno-infantil; reuniões periódicas entre lideranças e equipes técnicas para elaboração de documento parametrizador da linha de cuidado. Resultados: Enunciação dos níveis de atenção à saúde, ações e intervenções de saúde, itinerário do paciente e indicadores de mensuração dos pontos críticos da linha de cuidado, vislumbrando a proposição de protocolos gerenciáveis. Conclusão: A implementação da linha de cuidado materno-infantil oportuniza à pessoa gestante o conhecimento de todo itinerário e recursos disponíveis na rede. Permite também aprimoramento da gestão do cuidado e qualidade ao pré-natal, assistência ao parto, puerpério e à criança.
Descritores: Atenção à Saúde; Regionalização da Saúde; Atenção Primária à Saúde; Assistência Integral à Saúde; Saúde Materno-Infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados estão sob licença da Creative Commons (CC-BY) Atribuição 4.0 Internacional.