Aplicabilidade do Lean em Unidade de Pronto Atendimento: ênfase na fila dedicada
DOI:
https://doi.org/10.59229/2764-9806.RTCC.e202540038Palavras-chave:
Administração de Serviços de Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Serviços Médicos de Emergência, Eficiência Organizacional, Satisfação do PacienteResumo
Objetivo: Relatar a experiência de aplicabilidade do modelo Lean na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alto da Ponte. Método: Trata-se de relato de experiência sobre a aplicabilidade prática do modelo Lean na melhoria do processo da fila dedicada da UPA Alto da Ponte. Durante o primeiro semestre (janeiro a junho) de 2025 a UPA atendeu cerca de 4.710 pacientes na fila dedicada, cerca de 785 por mês. Resultados: Após a aplicação da metodologia Lean na fila dedicada da unidade foi alcançada a meta contratual de 40 minutos para finalização do atendimento de paciente e, consequentemente, houve uma satisfação do usuário. Conclusão: O tempo médio para finalização do atendimento dos pacientes sinalizados com a cor cinza, quando analisados de forma segregada dos demais perfis, foi de 37 minutos, atingindo assim a meta contratual. Embora a implementação de Lean seja desafiadora, ela pode trazer ganhos significativos para a gestão das filas de atendimento e para a qualidade dos serviços prestados.
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Referências
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