Pesquisa Digital de Satisfação do Paciente: contribuições da experiência do paciente para melhoria do cuidado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59229/2764-9806.RTCC.e202430025

Palavras-chave:

Atenção à Saúde, Regionalização da Saúde, Atenção Primária à Saúde, Obesidade, Manejo da Obesidade, Indicadores de Qualidade

Resumo

Objetivo: Descrever a implementação da Pesquisa Digital de Satisfação do Paciente (PDSP) em uma Rede de Atenção à Saúde (RAS) e a contribuição da voz do paciente na melhoria da atenção à saúde. Método: Estudo de caso retrospectivo, seguindo as diretrizes do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). A coleta e análise quantitativa e qualitativa dos dados foi feita em sistema digital. Resultados: A implementação da PDSP resultou em aumento significativo do feedback dos pacientes (n= 523), permitindo uma análise mais abrangente da qualidade dos serviços prestados. A análise dos dados revelou que 94,0% dos pacientes estavam satisfeitos com o atendimento; no entanto, oportunidades de melhoria também foram relatadas. Após solução das oportunidades de melhoria sugeridas, a satisfação dos pacientes aumentou para 97,2% durante o período de estudo. Conclusão: A transformação digital capilarizou o espaço de escuta de 'voz da experiência do paciente' e serviu de objeto para transformações no cuidado de saúde. A PDSP mostrou ser uma ferramenta eficaz para coletar feedback, identificar oportunidades de melhoria, e aprimorar a qualidade da atenção em saúde.

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Publicado

03-10-2024

Como Citar

Silva, A. P. P. L. da, & Bandeira, J. A. (2024). Pesquisa Digital de Satisfação do Paciente: contribuições da experiência do paciente para melhoria do cuidado. Revista Técnico-Científica CEJAM, 3, e202430025. https://doi.org/10.59229/2764-9806.RTCC.e202430025