Identificador Digital da Revista Técnico-Científica CEJAM

24-03-2023

Caríssimos editores, avaliadores e autores,

Temos a satisfação de informar à comunidade científica que, a partir desta data, a Revista Técnico-Científica CEJAM está afiliada oficialmente ao Crossref Internacional.

O Crossref é a agência oficial internacional de registro de Digital Object Identifier (DOI) [identificador de objeto digital] da International DOI Foundation. Ele é administrado pela Publishers International Linking Association Inc. (PILA).

  • O prefixo DOI internacional do CEJAM no mundo da ciência é "10.59229". A validação desse registro pode ser conferida no site da Crossref.

O DOI faz parte de um sistema que oferece identificadores digitais que permitem a identificação inequívoca e persistente de qualquer tipo de entidade (física, digital ou abstrata) no ambiente da internet.

O DOI é atribuído de forma permanente a um objeto (na Revista Técnico-Científica CEJAM esse objeto é o artigo científico), fornecendo um link persistente de rede que remete a informações atualizadas sobre esse objeto, inclusive onde o objeto, ou informação sobre ele, pode ser encontrado na internet.

O sistema de identificação DOI é constituído essencialmente por uma sintaxe do tipo <prefixo>/<sufixo>, que no caso da Revista Técnico-Científica CEJAM é: <o prefixo CEJAM>/<sufixo (com 3 nós de identificação) "ISSN da revista"+"sigla da revista"+"elocation ID do artigo". É o equivalente a um CPF para os artigos cientificos da revista. Por exemplo, um artigo publicado na revista terá o seguinte DOI: 10.59229/2764-9806.RTCC.e202210001.

Diante disso, informamos que, a partir de então, um registro DOI internacional será atribuído a cada uma das publicações da Revista Técnico-Científica CEJAM.

Os custos de investimento na aquisição de DOI são patrocinados pelo CEJAM.

Prof. Dr. Abel Meneses

Editor Chefe da Revista Técnico-Científica CEJAM